Uma família na República Dominicana ficou surpresa ao encontrar o corpo de sua avó perfeitamente preservado quase uma década após seu enterro.
Quando Margarita Rosario foi exumada no Cemitério La Colonia, em Jarabacoa, descobriu-se que ela ainda tinha uma cabeça cheia de cabelo, um pouco de pele e ossos suficientes para poder ficar de pé com pouco apoio.
Um vídeo feito fora do cemitério mostra um homem segurando o cadáver enquanto uma mulher a veste com uma camisola branca. Os residentes locais expressaram choque com o quão bem Rosario estava preservada.
Algumas pessoas não ficaram satisfeitas com o fato de a família ter perturbado seu descanso. “Agora deixe a pobre avó descansar”, disse uma pessoa.
“Ela era uma boa pessoa na vida. É por isso que ela ainda está preservada”, disse um morador do bairro Jarabacoa, na cidade de Concepción de la Vega, onde a idosa vivia com a família.
Exumação é o ato de desenterrar um corpo que foi enterrado. É um processo que pode ser realizado por várias razões, como para investigar uma morte suspeita ou para realizar exames forenses. Em algumas regiões, no entanto, algumas pessoas podem optar por exumar os corpos de seus entes queridos por razões culturais ou religiosas.
Clique aqui para ver mais uma foto (conteúdo pode ser sensível)
O legista de Jarabacoa, Rafael Domínguez, explicou que esse é um caso de ‘mumificação espontânea’. “O processo de putrefação é interrompido em algum lugar”, disse ele. ‘O decaimento das bactérias não continua seu processo, o que explica o corpo bem preservado’